dissesrtação: Um Imperativo na Formação dos Professores: a leitura crítica das imagens

RESUMO

Este trabalho discute a relação da educação co m a linguagem visual, a inserção desta última na sociedade contemporânea, bem como as implicações para o sujeito. Com base na Teoria Crítica da Sociedade, especificamente com os autores Adorno, Horkheimer, Marcuse e Benjamin; enfocando seus pensamentos sobre Indústria Cultu ral, Reprodutibilidade Técnica, e a discussão sobre Cultura. O objetivo principal deste estudo foi o de compreender como os(as) professores(as) da educação infa ntil e séries iniciais do ensino fundamental lêem, compreendem e utilizam a linguagem visual na su a prática docente e vida pessoal , tendo em vista a possibilidade de ampliação desta capacidade através de uma form ação adequada. Para realizar a investigação, a metodologia escolhida foi a pesquisa qualitativa com grupo focal, em forma de uma vivência que englobou atividades práticas, discussões e aplic ação de questionário. Buscou-se investigar, mediante pesquisa empírica, a ca pacidade destes(as) professore s(as) de realizar uma leitura crítica da linguagem visual. A partir deste estu do, foi possível perceber que existe uma grande dificuldade na leitura dos códigos visuais em função, entre outras coisas, da falta de um espaço nos cursos de formação no qual se possa realizar esta aprendizagem; mas, verificou-se também, que uma formação adequada, que possibilite uma compreensão crítica da linguagem visual, pode reverter este quadro, ampliando a compreensão dos professores e assim, as possibilidades de trabalho com esta linguagem nas escolas.

Palavras-chave: formação de professores; lingua gem visual; teoria crítica da sociedade.

Abstract

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